10 de Agosto de 2013 | 16:20 | Adilson Ferraz
IED2 N2

Ola pessoal, posto as informaçoes do nosso curso:

CRONOGRAMA

07/08 Apresentação da disciplina (bibliografia, formas de avaliação, conteúdo programático)
14/08 Positivismo Juridico (revisao)
21/08 Positivismo Juridico (revisao)
28/08 Direito natural
31/08 (sabado) Direito natural/ Direito natural
04/09 Sistemas Juridicos Contemporâneos

11/09 Avaliaçao de I Unidade (entrega dos trabalhos)

02/10 Correcao e revisao de prova
09/10 Teoria Tridimensional do Direito
16/10 Teoria Tridimensional do Direito (discussao)
23/10 Direito e interpretaçao Juridica
30/10 Processo Legislativo
06/11 Processo Legislativo
13/11 Filme sobre o tema do Juri
20/11 Juri Simulado
27/11 Juri Simulado

04/12 Avaliação II Unidade

11/12 Avaliação de II Chamada (revisao de prova)

18/12 Avaliação Final

Avaliação

A avaliação ocorrerá na I Unidade por meio de prova escrita, valendo 8 pontos, com questões fechadas, abertas, e de múltipla escolha. Um trabalho, escrito a mão, na forma de resenha, deverá ser elaborado sobre o livro “1984”, valendo 2 pontos. A prova escrita podera contemplar como tema o livro. Este trabalho deverá seguir o modelo que consta após o livro, e ser entregue impreterivelmente no dia da avaliação da I unidade, junto com a prova.
Na II Unidade, a nota também será atribuída por meio de prova valendo 7 pontos , e na realização do Júri do “Caso do Tribunal de Nuremberg”, valendo 3 pontos.
A aula seguinte a da última avaliação da unidade será dedicada à correção e revisão das provas, de modo que não é necessário fazer qualquer requerimento de revisão de prova neste sentido.
OS CONTEÚDOS SÃO CUMULATIVOS, de modo que a avaliação da II unidade , assim como a final, pode contemplar também conteúdos da I unidade (com exceçao do livro do fichamento).
Qualquer meio de fila identificado nas avaliações implicará na atribuição da nota 0, independente de boa fé.

FUNCIONAMENTO DO JURI

A ATIVIDADE OCORRERA EM DOIS DIAS.

EM CADA DIA HAVERA DOIS JURIS DE 25 MINUTOS.

CADA GRUPO TEM PLENA LIBERDADE DE DEFINIR QUEM FALARA E POR QUANTO TEMPO.

ESTRUTURA :

DEFESA SEMPRE COMEçA, DISPONDO DE 10 MINUTOS

REPLICA DA ACUSAçAO TAMBEM DE 10 MINUTOS.

TREPLICA DE 2 :30s PARA DEFESA E DEPOIS ACUSAçAO.

USO DO PROTESTO :

O PROTESTO é UM RECURSO EXCEPCIONAL, UTILIZADO UNICAMENTE NO CASO DOS FATOS HAVEREM SIDO DETURPADOS OU INVENTADOS PELA PARTE CONTRARIA. E UTILIZADO GRITANDO-SE « PROTESTO ». O JURI PARA E A PARTE QUE O REQUEREU DEVE FUNDAMENTAR O MOTIVO DO PROTESTO. O JUIZ ACEITA OU NEGA O PROTESTO. A NEGACAO DE DOIS PROTESTOS IMPLICARA EM PENALIZACAO DO GRUPO QUE O REQUEREU EM TERMOS DE NOTA . NA TREPLICA NAO E PERMITIDO O PROTESTO.

NOTA :

CADA GRUPO (defesa e acusacao) RECEBERA SUA NOTA INDEPENDENTEMENTE, EM FUNCAO DE SUA PROPRIA ATUACAO. NORMALMENTE O GRUPO QUE VENCE O JURI RECEBE UMA NOTA MAIOR. E POSSIVEL A EXISTENCIA DE EMPATE TECNICO, NESSE CASO OS DOIS RECEBEM A MESMA NOTA.

FONTE DE INFORMAçOES:

Joanisval Brito Gonçalves. Tribunal de Nuremberg – a genese de uma nova ordem no direito internacional. Rio de Janeiro : Renovar , 2004.

FILME : Tribunal de Nuremberg

(http://www.youtube.com/watch?v=ZxjWraJ3bsM)

Outros sites, livros e artigos cientificos.

RECOMENDAçOES :

UTILIZAR TRATAMENTO RESPEITUOSO E LINGUAGEM FORMAL. ANALISAR PREVIAMENTE OS POSSIVEIS ARGUMENTOS DOS OPONENTES PARA SEREM QUESTIONADOS. UTILIZAR DA TEATRALIDADE.

Adilson Ferraz
O blog DIREITO E FILOSOFIA foi criado como um espaço democrático de construção do conhecimento, propiciando discussões sobre temas abordados em sala de aula, trazendo informações sobre as disciplinas, além de contribuir para uma interação mais dinâmica en
Seções
Seções Página inicial