Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces

06 de Julho de 2012 | 15:02 | Luciano Leonídio
Educação Física X Empreendedorismo: Quanto tá o Placar?


Algumas vezes encontramos alguns amigos, alunos e colegas de profissão que se encontram insatisfeitos com sua remuneração, com a qualidade de seu trabalho, com a rotina desgastante, desacreditando da profissão, por vezes até desistindo da mesma...

Com o advento dos Megaeventos esportivos que se aproximam e acontecerá em nosso país, outra questão que vem aparecendo e muito em nossos debates: Como podemos nos beneficiar profissionalmente com a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016?

De fato, não há “receita de bolo” ou “bula” que demonstre de maneira linear por onde ou de que forma devemos buscar. Contudo, é possível refletirmos alguns caminhos para auxiliar quem sabe no processo de desenvolvimento de ambas as questões.

Noções de empreendedorismo aliado a uma boa visão geral sobre os segmentos de sua profissão podem trazer bons indícios. Uma espécie de porta de entrada para a sistematização de novos projetos profissionais que carreguem consigo satisfações pessoais.

O termo empreendedorismo surge da palavra francesa “entreprendre” e significa “proceder”. Dentre suas diversas conceituações percebemos com maior frequência a veiculação do termo relacionado a negócios, organização, riscos, aptidão, e principalmente INOVAÇÃO.

Estas ‘novidades’ não necessariamente precisam estar articuladas a novos PRODUTOS, mas também a novos MÉTODOS DE PRODUÇÃO, novos MERCADOS, novas FORMAS DE ORGANIZAÇÃO. Os resultados de tal iniciativa ganham força quando se gera uma nova DEMANDA. E a partir da DEMANDA, mais RESULTADOS e assim a “bola de neve” está a sua disposição.

Certo dia, em Caruaru, jantávamos num restaurante da cidade com os professores Marco Aurélio e Alexandre Albuquerque, quando de repente passa um rapaz gritando: Olha o pen drive! Olha o pen drive! De imediato nos indagamos e achamos estranho a comercialização de artigos de informática em pleno restaurante! Sem pensar duas vezes, chamamos o rapaz, para saber do que se tratava. Nesse momento foi nos explicado que eram pen drives já com músicas, de todos os tipos e gostos, capacidade de armazenamento de dados, e ainda com encarte personalizado... Uma versão avançada dos CDs pirateados! Conversa vai, conversa vem cada um dos presentes comprou o seu.

Após alguns minutos debatendo sobre aquela ‘novidade’ (pelo menos para nós) chegamos a alguns pontos de indagação... Como nunca havíamos pensado nisso antes? O lucro dessa atividade pode ser significativo? Quem seria o principal público alvo? Motoristas? Como são comercializados os sons de carro? Ou com CD ou com entrada USB, correto? (alguns vem com as 2 possibilidades, porém são bem mais caros...) Que motorista nunca se chateou em não conseguir achar sua música ou cantor predileto naquela pilha de CDs dentro do carro? O pen drive facilita o acesso, não arranha e os arquivos ainda podem ser alterados de acordo com o seu gosto... PERFEITO!

Nesse sentido, percebemos que aquilo estava dando lucro (pelo menos naquele momento) porque ele havia encontrado um espaço no mercado ainda não explorado!!!
Buscando simplificar o entendimento, é mais ou menos assim que funcionam as ações empreendedoras, achar algo que ninguém pensou ou que ainda não foi tão explorado... Na área da Educação Física isso é bem possível...

Ao longo dessa semana no MovimentAÇÃO iremos debater diferentes perspectivas de intervenção profissional da Educação Física, seja para o Bacharelado ou Licenciatura e apontar algumas questões para explorarmos nosso lado empreendedor. Aceitam o convite?


Saudações Esportivas,


LUCIANO LEONIDIO

 

 
 
 
 
 
 
Luciano Leonídio
LUCIANO LEONIDIO é profissional de Educação Física, Educador, Pernambucano, Judoca, Esportiva, amante de tudo o que faz... MOVIMENTAÇÃO! Espaço de debate, troca, aprendizagem mútua e muito, mas muito movimento!!!
Seções
Seções Página inicial
 
 
 
 
 

Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000