12 de Agosto de 2013 | 10:29 | Alexandre Costa
TESIS SOBRE UN HOMICIDIO: A DÚVIDA QUE PERTURBA

O título do filme em espanhol refere-se a uma interessante película argentina lançada no Brasil em julho. Na Argentina, teve mais de um milhão de espectadores, mas já saiu de cartaz. Só pude vê-lo em DVD. Se você puder assistir, não perca!

A história envolve um professor de direito penal da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, chamado Roberto Bermúdez (Ricardo Darín). Ele dá aulas sobre a retórica jurídica aplicada aos tribunais do júri. Num fim de tarde, durante uma de suas aulas, descobre-se o corpo de uma jovem assassinada e violentada no estacionamento da Faculdade. Bermúdez é um dos primeiros a chegar ao local, já cercado pela polícia e começa a desenvolver a estranha tese que o assassino é Gonzalo, um dos seus alunos da pós-graduação. Naquela noite, Gonzalo (Alberto Almann) havia chegado atrasado e, durante a aula, argumentava junto ao professor que o direito penal tinha várias lacunas que permitiam a impunidade de criminosos, desde que eles fossem suficientemente poderosos ou inteligentes para ocultar provas ou iludir a polícia.

Enquanto a polícia afirma que se trata da obra de um psicopata misógino, Bermúdez passa a acreditar que o seu aluno resolveu cometer o crime para provar o seu ponto de vista. Diante do cadáver, o professor desconfia que aquela tese poderia ter sido brutalmente aplicada ao mundo real! O aluno é inteligente e arrogante, filho de um riquíssimo e antigo amigo de Bermúdez e pode, perfeitamente, considerar-se inatingível. O professor resolve iniciar uma investigação por conta própria, já que considera erradas as teses da polícia. Começa a entrevistar testemunhas e a seguir o aluno em buscas de provas cabais de autoria do crime.

Na verdade, a sua tese torna-se uma obsessão. Bermúdez larga tudo para dedicar-se à solução do crime, porque considera que o assassinato foi um desafio intelectual do aluno para o professor. Nos debates com Gonzalo, levantava-se a questão sobre o que seria a “verdade” no direito e como prová-la. Esse problema, sem dúvida, envolve um aspecto muito controverso na retórica jurídica. Perelman, o pai da Nova Retórica, afirma que o Direito lida com o provável, com o preferível, com o verossímil (aquilo que parece ser verdadeiro, mas pode também não sê-lo). Chalita diz que, no Direito, a verdade é a melhor versão!

De toda forma, esse aspecto provisório e talvez precário da verdade jurídica passa a assombrar Bermúdez. A dúvida faz com que apareçam aspectos sombrios de sua personalidade e ele recorre à violência e ao álcool para tentar provar o seu ponto de vista.

Trata-se de um filme bem dirigido e com uma boa dose de suspense, mantendo o espectador interessado no desfecho até o final. Darín é um excelente ator e cria um personagem inteligente e muito cáustico, sempre descrente das convenções sociais e do suposto poder do direito.

Muito distante de qualquer certeza cartesiana, o filme funda-se na dúvida, na desconfiança e talvez não ofereça conclusões definitivas. Nesse ponto, o diretor parece ter se inspirado no filme Blowup, de Antonioni, no qual um fotógrafo tira fotos em um parque londrino e, numa delas, crê ter documentado, involuntariamente, um assassinato. Se o filme de Antonioni é hermético, sofisticado, adotando uma linguagem sutil e pouco atraente para a maioria dos espectadores, o filme argentino, ao contrário, adota uma linguagem ágil e nervosa que retrata fielmente a vida argenina contemporânea. Ademais, além de passear pelos austeros e frios corredores de bela Faculdade de Direito da UBA, você ainda exercita a sua imaginação e a sua capacidade de discernir o verdadeiro do verossímil.

TESIS SOBRE UN HOMICIDIO

Diretor: Herman Goldfrid

Elenco: Ricardo Darín, Calu Rivero, Alberto Almann

Argentina/Espanha 2013

Alexandre Costa
Este Blog traz a relação entre o que é produzido pelo cinema e o que é discutido em filosofia. Dicas, críticas e uma análise geral da sétima arte você encontra aqui.
(www.asces.edu.br/cinemaefilosofia)
Seções
Seções Página inicial
Seções Críticas ( 47 )