Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces

09 de Julho de 2012 | 13:39 | Luciano Leonídio
MMA: 'Paixão Nacional' ou 'Mídia Planejada'?

 Sábado, 07/07/12 aconteceu em Las Vegas o que a mídia chamou de ‘A luta do século’. Anderson Silva e Chael Sonnen duelavam no octógono pelo cinturão dos médios.

Na semana anterior, insultos, discussões, ombradas, apelos nacionalistas, dentre outros, motivavam ainda mais o debate na mídia nacional e internacional.
O que se viu na noite do combate foram bares lotados para acompanhar ao vivo a ‘luta do século’, ‘gritos apaixonados’ vibrando pelas cores do Brasil, números exorbitantes de arrecadação, veiculação ininterrupta (e ainda vai demorar um tempo para baixar a poeira) nas redes sociais, com montagens, piadas e descrições da luta.
Com percepções que variam entre os que creditam o ‘fim da civilização’ com gladiadores nas arenas sob o disfarce de esporte ou pela ótica dos fãs expectadores da nova paixão nacional, o MMA vem cada dia ganhando mais espaço no Brasil.
De fato, o MMA é um empreendimento com disseminação vertiginosa em todo o mundo, sobretudo em território nacional. Mas daí a intitular como ‘paixão nacional’? É exagero? Nos questionamos sobre qual seria o percentual da população brasileira que acompanha os ‘nossos heróis’.
Historicamente, as lutas de vale-tudo bem conhecidas por nós, traziam consigo um misto de teatro dentro e fora dos ringues.  Parece que a preocupação do UFC (Ultimate Fighting Championship) principal evento da modalidade em popularizá-la por aqui com reality show, Galvão Bueno, transmissões ao vivo dos eventos, os atletas ‘imabatíveis’ vem caindo bem a calhar, sobretudo em marketing e rentabilidade.
E mexer com os brios nacionalistas dos brasileiros? Faz parte da estratégia de promoção da ‘luta do século’? Próximo ano (ou ainda em 2012) teremos outra ‘luta do século’? Fica a reflexão...
 
P.S.: Amanhã continuamos o debate do Empreendedorismo X Educação Física
 
Saudações Esportivas,
--
LUCIANO LEONIDIO
 
 
Comentar Imprimir
 
06 de Julho de 2012 | 15:02 | Luciano Leonídio
Educação Física X Empreendedorismo: Quanto tá o Placar?


Algumas vezes encontramos alguns amigos, alunos e colegas de profissão que se encontram insatisfeitos com sua remuneração, com a qualidade de seu trabalho, com a rotina desgastante, desacreditando da profissão, por vezes até desistindo da mesma...

Com o advento dos Megaeventos esportivos que se aproximam e acontecerá em nosso país, outra questão que vem aparecendo e muito em nossos debates: Como podemos nos beneficiar profissionalmente com a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016?

De fato, não há “receita de bolo” ou “bula” que demonstre de maneira linear por onde ou de que forma devemos buscar. Contudo, é possível refletirmos alguns caminhos para auxiliar quem sabe no processo de desenvolvimento de ambas as questões.

Noções de empreendedorismo aliado a uma boa visão geral sobre os segmentos de sua profissão podem trazer bons indícios. Uma espécie de porta de entrada para a sistematização de novos projetos profissionais que carreguem consigo satisfações pessoais.

O termo empreendedorismo surge da palavra francesa “entreprendre” e significa “proceder”. Dentre suas diversas conceituações percebemos com maior frequência a veiculação do termo relacionado a negócios, organização, riscos, aptidão, e principalmente INOVAÇÃO.

Estas ‘novidades’ não necessariamente precisam estar articuladas a novos PRODUTOS, mas também a novos MÉTODOS DE PRODUÇÃO, novos MERCADOS, novas FORMAS DE ORGANIZAÇÃO. Os resultados de tal iniciativa ganham força quando se gera uma nova DEMANDA. E a partir da DEMANDA, mais RESULTADOS e assim a “bola de neve” está a sua disposição.

Certo dia, em Caruaru, jantávamos num restaurante da cidade com os professores Marco Aurélio e Alexandre Albuquerque, quando de repente passa um rapaz gritando: Olha o pen drive! Olha o pen drive! De imediato nos indagamos e achamos estranho a comercialização de artigos de informática em pleno restaurante! Sem pensar duas vezes, chamamos o rapaz, para saber do que se tratava. Nesse momento foi nos explicado que eram pen drives já com músicas, de todos os tipos e gostos, capacidade de armazenamento de dados, e ainda com encarte personalizado... Uma versão avançada dos CDs pirateados! Conversa vai, conversa vem cada um dos presentes comprou o seu.

Após alguns minutos debatendo sobre aquela ‘novidade’ (pelo menos para nós) chegamos a alguns pontos de indagação... Como nunca havíamos pensado nisso antes? O lucro dessa atividade pode ser significativo? Quem seria o principal público alvo? Motoristas? Como são comercializados os sons de carro? Ou com CD ou com entrada USB, correto? (alguns vem com as 2 possibilidades, porém são bem mais caros...) Que motorista nunca se chateou em não conseguir achar sua música ou cantor predileto naquela pilha de CDs dentro do carro? O pen drive facilita o acesso, não arranha e os arquivos ainda podem ser alterados de acordo com o seu gosto... PERFEITO!

Nesse sentido, percebemos que aquilo estava dando lucro (pelo menos naquele momento) porque ele havia encontrado um espaço no mercado ainda não explorado!!!
Buscando simplificar o entendimento, é mais ou menos assim que funcionam as ações empreendedoras, achar algo que ninguém pensou ou que ainda não foi tão explorado... Na área da Educação Física isso é bem possível...

Ao longo dessa semana no MovimentAÇÃO iremos debater diferentes perspectivas de intervenção profissional da Educação Física, seja para o Bacharelado ou Licenciatura e apontar algumas questões para explorarmos nosso lado empreendedor. Aceitam o convite?


Saudações Esportivas,


LUCIANO LEONIDIO

 

 
Comentar Imprimir
 
06 de Julho de 2012 | 15:02 | Luciano Leonídio
Esporte...!

Paixão e Entretenimento! Educação e Atividade Física! Profissão e Sentimento!

Distintos e diversos verbetes podem ao menos tentar traduzir tamanha abrangência... De fato, poucos (ou nenhum) dos fenômenos sociais possuem uma repercussão e uma atenção tão evidente como a que tem o ESPORTE!

Mesmo sem uma definição universal todo o mundo sabe o que é! Seu alcance e dimensão sem dúvida é global!
 
    Vários fatores exemplificam tal difusão... Dificilmente ficamos totalmente passivos com o que acontece no mundo esportivo! Mesmo que seja por opção própria! Ganhou? Perdeu? Gol? Ace? Cesta? Ponto? Largada? Chegada? Campeão? Lanterna? Craque? Doping? Treinador? Torcida? De uma forma ou de outra ficamos ‘inteirados’ sobre o que vem acontecendo no cenário esportivo...
 
    Atenção dada pela mídia; Quantidade expressiva de jornais, revistas e sites que se dedicam ao tema; Canais de televisão especializados; Atividade de movimenta muito dinheiro nas indústrias do lazer, turismo, roupas, equipamentos, entretenimento, tecnologia, pesquisas; Eventos que cativam a atenção de milhares de pessoas...
 
    Já pensou que outra atividade humana consegue mobilizar tanta gente (às vezes até ao mesmo tempo) independente de raças, credos, níveis de formação, perfil socioeconômico, gênero, opção sexual, idade, dentre outros?
 
    É sobre isso que vamos discutir nesse espaço! Para isso, convido todos vocês a se MOVIMENTAREM... E que a partir dessa AÇÃO tragam para si os benefícios e objetivos que buscam individualmente... E que nessa MOVIMENTAÇÃO consigamos estabelecer um ótimo diálogo!!!
 
    Espero que gostem, e se sintam a vontade em discutir, debater, concordar, discordar e trazer sua opinião!
 
    E hoje, 27/06/2012 por coincidência (ou não) estamos a exatos 30 dias do maior evento esportivo da humanidade... Vale a pena conferir esse vídeo que retrata tão bem o nosso sentimento...

 

E aí? Vamos Jogar?

Saudações Esportivas,

 
LUCIANO LEONIDIO

 

 

 
Comentar Imprimir
 

 
 
Luciano Leonídio
LUCIANO LEONIDIO é profissional de Educação Física, Educador, Pernambucano, Judoca, Esportiva, amante de tudo o que faz... MOVIMENTAÇÃO! Espaço de debate, troca, aprendizagem mútua e muito, mas muito movimento!!!
Seções
Seções Página inicial
Seções Esportes ( 4 )
 
 
 
 
 

Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000