Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces

09 de Julho de 2012 | 13:39 | Luciano Leonídio
MMA: 'Paixão Nacional' ou 'Mídia Planejada'?

 Sábado, 07/07/12 aconteceu em Las Vegas o que a mídia chamou de ‘A luta do século’. Anderson Silva e Chael Sonnen duelavam no octógono pelo cinturão dos médios.

Na semana anterior, insultos, discussões, ombradas, apelos nacionalistas, dentre outros, motivavam ainda mais o debate na mídia nacional e internacional.
O que se viu na noite do combate foram bares lotados para acompanhar ao vivo a ‘luta do século’, ‘gritos apaixonados’ vibrando pelas cores do Brasil, números exorbitantes de arrecadação, veiculação ininterrupta (e ainda vai demorar um tempo para baixar a poeira) nas redes sociais, com montagens, piadas e descrições da luta.
Com percepções que variam entre os que creditam o ‘fim da civilização’ com gladiadores nas arenas sob o disfarce de esporte ou pela ótica dos fãs expectadores da nova paixão nacional, o MMA vem cada dia ganhando mais espaço no Brasil.
De fato, o MMA é um empreendimento com disseminação vertiginosa em todo o mundo, sobretudo em território nacional. Mas daí a intitular como ‘paixão nacional’? É exagero? Nos questionamos sobre qual seria o percentual da população brasileira que acompanha os ‘nossos heróis’.
Historicamente, as lutas de vale-tudo bem conhecidas por nós, traziam consigo um misto de teatro dentro e fora dos ringues.  Parece que a preocupação do UFC (Ultimate Fighting Championship) principal evento da modalidade em popularizá-la por aqui com reality show, Galvão Bueno, transmissões ao vivo dos eventos, os atletas ‘imabatíveis’ vem caindo bem a calhar, sobretudo em marketing e rentabilidade.
E mexer com os brios nacionalistas dos brasileiros? Faz parte da estratégia de promoção da ‘luta do século’? Próximo ano (ou ainda em 2012) teremos outra ‘luta do século’? Fica a reflexão...
 
P.S.: Amanhã continuamos o debate do Empreendedorismo X Educação Física
 
Saudações Esportivas,
--
LUCIANO LEONIDIO
 
 
 
 
 
 
 
Luciano Leonídio
LUCIANO LEONIDIO é profissional de Educação Física, Educador, Pernambucano, Judoca, Esportiva, amante de tudo o que faz... MOVIMENTAÇÃO! Espaço de debate, troca, aprendizagem mútua e muito, mas muito movimento!!!
Seções
Seções Página inicial
Seções Esportes ( 4 )
 
 
 
 
 

Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000