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Faculdade Asces
 
Projetos de Extensão - Saúde

Projeto

1. GEPLAN BUCAL– Gestão, Epidemiologia e Planejamento em Saúde Bucal

Coordenador (a)

José Eudes de Lorena Sobrinho

Cursos envolvidos: Odontologia

O projeto de extensão GEPLAN BUCAL (Gestão, Epidemiologia e Planejamento em Saúde Bucal), inserido na linha temática da Cidadania e Participação, se constitui como um conjunto de atividades voltadas para a identificação da prevalência dos principais agravos que afetam à saúde bucal de grupos populacionais, com destaque para levantamentos epidemiológicos de cárie dentária e doença periodontal em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Confere apoio aos serviços de saúde bucal para qualificar a gestão do cuidado e o planejamento efetivo de políticas públicas para a melhoria da situação de saúde bucal da população. Associa, desta maneira, a extensão com o ensino e a pesquisa ao tempo em que desenvolve estudos de associação entre os agravos e condições de vida e leva para a sala-de-aula as experiências acumuladas ao longo dos seus três anos de funcionamento.

 

Projeto

2. Mestres do Sorriso

Docentes

Renata Cabral, Angéllica Leite, Marília Cruz

Cursos envolvidos: Odontologia e Enfermagem

 

Com visão interdisciplinar, o projeto integra alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem cujo objetivo é o desenvolvimento de atividades lúdicas junto a crianças hospitalizadas, ajudando-os a enfrentar a tensão desencadeada pela enfermidade e internação hospitalar. Importante ainda é destacar que além dessas atividades, o projeto tem caráter educacional, levando orientações sobre saúde geral e bucal, além da abordagem humanística procurando levar o sorriso e momentos de alegria, ajudando crianças e acompanhantes a enfrentar a tensão desencadeada pela enfermidade e internação.

 

Projeto

3. ART- Tratamento Restaurador Atraumático

Docentes

Renata Cabral e Angéllica Leite

Cursos envolvidos: Odontologia

O “ART-Tratamento Restaurador Atraumático” possibilita a prevenção e a promoção de saúde bucal por meio de uma proposta alternativa de tratamento da doença cárie em locais onde o tratamento convencional é de difícil realização ou não pode ser executado.

 

Projeto

4. Saúde Bucal Hospitalar

Docentes

Angéllica Leite e Lidiane Marinho

Cursos Envolvidos: Odontologia e Enfermagem

O Projeto Saúde Bucal Hospitalar, realiza atendimento multiprofissional com orientação e assistência em saúde bucal a pacientes que se encontram em ambiente nosocomial; incluindo desde o paciente crítico (em ambiente de UTI), ou mesmo aquele que se encontra em enfermarias.

 

Projeto

5. Asa Branca

Coordenador (a)

Docentes: Danielle Lago Bruno de Faria; José Paulo da Silva Filho.

Cursos envolvidos: Odontologia

O Projeto visa prevenir, diagnosticar, tratar e preservar pacientes portadores de lesões cancerizáveis ou malignas, além de prestar assistência de prevenção, orientação e procedimentos cirúrgicos dos pacientes da U.T.I do (Hospital Santa Efigênia) através da parceria com as atividades multiprofissionais. Pré, trans e pós tratamentos dos pacientes oncológicos referenciados pelos centros de Quimioterapia (CEOC) e Radioterapia (Hospital Santa Águeda).Hoje o Projeto Asa Branca se torna centro de referência em todo interior Caruaru.

 

Projeto

6. Homem com Atitude Sabe Prevenir

Docentes

Samira Maria Almeida Mota e Thyago da Costa Wanderley

Cursos envolvidos: Enfermagem

O projeto estimula a mudança na percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a de sua família para assim, adotar práticas saudáveis com vistas a reduzir as complicações das doenças já instaladas e a morbimortalidade a médio e longo prazo.

 

Projeto

7. Cidadania Não se aposenta

Docentes

André Pirauá ; Cinara Bezerra; Ana Catarina Simonetti

Cursos envolvidos: Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física. Nutrição; Farmácia

O Cidadania não se aposenta, é um projeto extensão direcionado para idosos de ambos os sexos. O projeto acontece em um formato de encontros semanal no Campus II da ASCES-UNITA. As dinâmicas envolvem atividades que estimulam um envelhecimento ativo e saudável, por meio de práticas para melhoria da capacidade funcional, orientações sobre o autocuidado, prevenção e promoção da saúde, além de promover ações para inserção social.

 

Projeto

8.  Saúde em Movimento (Ginástica Laboral)

Docente

Simone Monte Bandeira de Mello

Cursos Envolvidos: Fisioteria, Educação Física.

O projeto desenvolve programa de promoção e prevenção à saúde ocupacional voltado para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários da ASCES-UNITA, através de exercícios específicos para a prevenção e/ou minimização dos desconfortos e problemas osteomusculares relacionados ao trabalho, também são realizadas Intervenção Ergonômicas nos postos de trabalho e Orientações posturais para minimizar ou prevenir algias relacionadas ao trabalho.

 

Projeto

9. Farmacêuticos do Futuro

Docente

Cynthia Coimbra

Cursos envolvidos: Farmácia

O projeto farmacêuticos do futuro visa divulgar a profissão e o curso de Farmácia da ASCES- UNITA, de forma a promover o reconhecimento do valor do profissional farmacêutico pela população e a solicitação de seus serviços pelo conhecimento a respeito de suas funções, áreas de conhecimento e de atuação.

 

Projeto

10. Prevenção e Detecção e Doenças Infectocontagiosas e Parasitologia

Docentes

Risonildo Pereira Cordeiro

Cursos envolvidos: Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Nutrição

O projeto consiste em um conjunto de ações no âmbito da Saúde, especificadamente quanto as parasitoses negligenciáveis, permeando a identificação em comunidades carentes, dos focos de doenças infecciosas e parasitárias; realizando diagnósticos e elaborando estratégias de educação para a população.

 

Projeto

11. Universidade Amiga da Criança e da Mulher

Docentes

Raquel Bezerra dos Santos, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Vanessa Juvino de Sousa, Natália Ferraz de Araújo Malkes.

Cursos envolvidos: Cursos envolvidos: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina

O Projeto Universidade Amiga da Criança e da Mulher, desde 2012, realiza ações com crianças de 0 a 6 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais envolvidos com o cuidado com crianças como berçaristas, auxiliares de berçário e professores. As ações são voltadas ao incentivo do aleitamento materno, alimentação saudável (gestante, puérpera e criança), conexão da gestante com seu filho através de atividades lúdicas (ultrassonografia natura, visualização), atividades psicomotora de estimulo ao desenvolvimento infantil e treinamento ou atualização de profissionais que trabalham com crianças em berçário e escola. Além disso, são ofertadas consultas em aleitamento materno na sala de apoio à amamentação da Asces-Unita e campanhas para arrecadação de vidros com a finalidade de doação de leite no Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno.

 

Projeto

12. Prática e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiência (PROTED)

Docentes

Humberto José Gomes da Silva e Cinara Karina Bezerra e Silva

Cursos envolvidos: Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia

O PROTED caracteriza-se como um projeto de prestação de serviços à comunidade, por meio da prática esportiva e atendimento fisioterápico voltados aos deficientes em suas diferentes dimensões (intelectual e motora) dentre outras. O projeto é constituído por acadêmicos dos cursos de educação física (Bacharelado) e Fisioterapia, sempre acompanhados por um professor que supervisiona e orienta as atividades desenvolvidas. A intervenção por meio da prática esportiva é mediante os esportes adaptados (Bocha adaptada, atletismo, Natação), além do Treinamento de força.

 

Projeto

13. Projeto de extensão praticando pilates - PROEXP-PILATES

Docentes

Yumie Okuyama da Silva Gauto

Cursos Envolvidos: Educação Física bacharelado/Educação Física Licenciatura/ Fisioterapia

O PROEXP–PILATES na Asces-Unita iniciou suas atividades em 2013.2 e visa atender qualquer pessoa interessada nos exercícios de Pilates.São oferecidas 30 vagas para a comunidade interna e externa, divididas em duas turmas, uma vez na semana com duração de 50 minutos, são trabalhados exercícios do Mat Pilates (Pilates Solo) e acessórios, como bolas, faixas elásticas e magic circle). As aulas têm como objetivo melhorar o condicionamento físico, melhorar a postura e alívio de dores musculares e articulares, reeducar os participantes para os movimentos de vida diária e relaxamento. Como também, vincular o ensino e a pesquisa por meio da participação de docentes e discentes da instituição. A experiência pode ser acompanhada pelo site: http://proexppilates.wixsite.com/ascesunita.

 

Projeto

14. Dança no Agreste

Docente

Viviane Maria Moraes de Oliveira

Cursos Envolvidos: Educação Física Bacharelado; Licenciatura em Educação Física

O projeto envolve acadêmicos e egressos de diferentes cursos da ASCES/UNITA, a partir da proposta de oferecer à comunidade o contato com a dança numa perspectiva teatral, artística e cultural, assegurando o acesso às danças populares, ampliando a democratização do ensino e aprendizado desta atividade. Além disso visa oportunizar aos alunos do curso de Educação Física (licenciatura e bacharelado) a atuação na área de dança, como parte de sua formação acadêmica e profissional sob a direção docente. Desenvolve atividades como aulas de danças populares na instituição e na Escola Municipal Dr. Tabosa de Almeida. E realiza composição coreográfica e apresentações artísticas junto ao grupo de dança “Brincantes do Agreste”, grupo formado por extensionistas participantes do projeto.

 

Projeto

15. Centro de Pesquisa do Badminton – CEPESB

Docente:

Marcos Túlio de Sá

Curso Envolvido: Bacharelado em Educação Física

Atualmente, o Badminton é um esporte olímpico e um dos esportes mais praticados no mundo, porém pouco conhecido no Brasil. O projeto favorece os estudantes conhecerem uma modalidade diferente. Além disso, o esporte faz com que haja integração entre as pessoas da comunidade e traz consigo ensinamentos que ultrapassam os limites do local de prática, contribuindo na formação de cidadãos éticos, disciplinados e comprometidos, permitindo uma socialização, além da melhoria na qualidade de vida diretamente relacionada à prática de atividade física e aos hábitos de vida saudáveis”. Hoje, o CEPESB funciona não só nas dependências da Asces-Unita, como também em todo e qualquer lugar que nos for solicitado. Isso é possível através de um modelo simples de extensão adotado por nós, que oferece as atividade, tanto de maneira interna (ginásio da Asces) como também de maneira externa (colégios, clubes, associações, praças, entre outros)

 

Projeto

16. Nutrição e Saúde

Coordenador (a)

Curso envolvido: Nutrição

A dieta é o fator ambiental mais citado na literatura como estratégia de combate e controle das doenças crônicas não transmissíveis DCNT que compreendem as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, câncer, obesidade, dentre outras. A partir deste contexto, este projeto tem como objetivo fornecer aconselhamento nutricional para portadores de doenças crônicas a fim de contribuir para a melhor qualidade de vida dos mesmos.

 

Projeto

17. Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama

Docentes

Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos, Raquel Bezerra e Adrya Peres

Cursos Envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia

O projeto de extensão em Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama, realiza encontros e eventos específicos, demonstrando à sociedade a importância da prevenção do câncer de colo uterino e mama, utilizando de apresentações teatrais, palestras, distribuição de folders, além de informações dialogadas com as mulheres. Capacita os estudantes da ASCES-UNITA para a prática laboratorial citopatológica, realizando coleta de material da cérvice uterina em mulheres sexualmente ativas e participantes do projeto, além de processar o material coletado, seguindo normas padronizadas de registro, coloração, análise, emissão de laudos, arquivo e controle de qualidade. Fornece orientações relacionadas a detecção precoce do câncer de mama, prevenção e os possíveis fatores de riscos relacionados, além de anamnese das mamas das pacientes assistidas pelo o projeto. Também, estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa utilizando dados do serviço de prevenção de câncer de colo uterino da ASCES-UNITA, seguindo normas do comitê de ética em pesquisa.

 

Projeto

18. Praticando Ciências

Docente:

Renata de Vasconcelos

Cursos envolvidos: Farmácia, Biomedicina, Enfermagem

O projeto apresenta a ciência de maneira lúdica e como esta está presente no dia-a-dia. Incentivar a pesquisa científica aos alunos de ensino médio ou fundamental ao mesmo tempo em que possibilita aos alunos dos cursos de saúde de graduação da ASCES-UNITA desenvolver habilidades didáticas.

 

Projeto

19. Semeando Saberes

Docente:

Renata Gonçalves de Vasconcelos

Cursos envolvidos: Odontologia, Nutrição e Engenharia Ambiental

Identificar o potencial social das hortas comunitárias é ponto de grande importância na discussão do projeto de extensão Semeando Saberes. Uma horta comunitária é um instrumento prático e eficiente para a capacitação, sensibilização e agregação de uma comunidade em torno da educação para a alimentação, a agricultura e a qualidade de vida. O projeto de extensão é uma iniciativa que vem a contribuir com a qualidade dos alimentos ingeridos e utilizados pela comunidade acadêmica e externa, promovendo nelas sentimento de pertencimento a algo, de maneira a motivar a prática de bons hábitos alimentares e de higiene e, ainda, orientar a construção de uma horta na sua residência, para o cultivo de hortaliças como fontes de vitaminas e sais minerais, que trarão benefícios à saúde.

 

Projeto

20. Projeto Doação e Ação

Docente:

Fabrício Andrade

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia

O Projeto doação e ação tem o intuito de auxiliar e estimular a captação contínua de doadores de sangue e medula óssea. Some-se a isso o fato de que o Hemocentro que atende todos os serviços hospitalares da Região Agreste, vive o constante desafio de manter um estoque capaz de sanar a demanda que é contínua e crescente, diante da criação de novas unidades de saúde na cidade. Caruaru tem se firmado como segundo pólo médico hospitalar do Estado de Pernambuco e consideramos que, formar a consciência coletiva da solidariedade, já durante a formação profissional, incentiva a prática humanística que permeará o futuro exercício profissional dos estudantes formados pela ASCES.

 

Projeto

21. Plantas medicinais na atenção básica a saúde

Docente:

Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo

Cursos envolvidos: Farmácia e Biomedicina

O projeto plantas medicinais na atenção básica a saúde utiliza a cultura popular como meio de informação para estudos técnico-científicos das plantas medicinais mais utilizadas pela população de Caruaru; Conscientiza os alunos de graduação da utilização de plantas medicinais, em grande escala, na atenção primária a saúde; Promove a troca de conhecimentos entre a comunidade e a academia; Desperta nos alunos de graduação a importância do cultivo de plantas medicinais como alternativa terapêutica. Além da manutenção da horta medicinal no Campus 3.

 

Projeto

22. Centro de Informações Sobre Plantas Medicinais (CIPLAM)

Coordenador (a)

Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo, Risonildo Pereira

Cursos envolvidos: Farmácia e Biomedicina

O CIPLAM disponibiliza para a população informações sobre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos visando o uso seguro e correto dos mesmos, minimizando assim acidentes com as substâncias químicas presentes em tais plantas. Nas atividades desenvolvidas no semestre 2017.2 consta blog postagem, sobre o uso racional de plantas medicinais, Facebook postagem, sobre o uso racional de plantas medicinais e Instagram postagem, sobre o uso racional de plantas medicinais.

 

Projeto

23. Asces Sustentável

Docente:

Agenor Tavares Jácome Júnior

Cursos envolvidos: Toda a Faculdade Asces

O ASCES-UNITA, através das políticas de ensino adotadas há 55 anos em seus cursos de graduação e a vasta experiência em prestação de serviço à comunidade através de seus projetos de extensão, é capaz de influenciar o estilo de desenvolvimento da região agreste, impedindo que o mesmo seja ecologicamente predatório, socialmente perverso com geração de pobreza e desigualdade social, politicamente injusto e eticamente censurável através de ações de desenvolvimento sustentável.

 

Projeto

24. Águas do Agreste

Docente

Agenor Tavares Jácome Júnior

Cursos envolvidos: Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia Ambiental

O Projeto Águas do Agreste é um projeto sócio- educacional que visa a popularização e difusão do conhecimento e de informações em Segurança alimentar e nutricional em escolas de nível fundamental do Agreste pernambucano. A avaliação da qualidade da água é um parâmetro crucial para a manutenção da qualidade de vida de uma população uma vez que este líquido precioso possui diversas funções no organismo humano gerando saúde e bem-estar. Paralelalmente, a avaliação da qualidade bacteriológica da merenda escolar, servida nessas escolas e feitas a partir da água analisada, permitirá a criação e consolidação de núcleos de pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, voltados a área de segurança alimentar e nutricional.

Dessa forma a ASCES-UNITA , tendo a estrutura necessária para execução do projeto Águas do Agreste, desenvolve este serviço, visando em última análise à melhoria de vida dos escolares no aspecto de saúde pública e, ao mesmo tempo, integrar seus alunos com problemas corriqueiros da comunidade, mostrando aos mesmos como colocar seus conhecimentos acadêmicos a serviço da população.

Ao final do trabalho, além do laudo de potabilidade da água e da qualidade bacteriológica dos alimentos, Os alunos retornaram as escolas com cartilhas contendo material explicativo sobre a manutenção da potabilidade da água, limpeza de caixas d’água e de como proceder caso a água esteja contaminada. Os alunos integrados a esse projeto também darão palestra e apresentaram peças de teatro sobre a importância de uma água limpa e de uma merenda escolar de qualidade.

 

Projeto

25. Inform.Ação

Docente:

Fernanda Maria Bezerra de Mello Antunes

Cursos envolvidos: Saúde Coletiva

Ainda são escassas as intervenções que fazem com que a sociedade participe e colabore efetivamente com o processo político. Há carência de trabalhos que apontem os conhecimentos da população acerca dos investimentos que são realizados no território em que vivem e os impactos sociais dos gastos públicos em determinadas áreas e setores sociais. Por isso o projeto de extensão Informação prevê contribui para a formação de jovens cidadãos críticos, reflexivos e atuante na sociedade.

 

Projeto

26. Hipervida: Cuidando do seu coração

Docentes:

André Filipe da Silva, Paula Drielly de Melo Ribeiro

Cursos envolvidos: Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Odontologia e Farmácia.

O projeto Hipervida promove uma experiência interdisciplinar, onde os alunos extensionistas abordam pessoas que demonstrem interesse em participar das atividades educativas e de levantamento epidemiológico no que diz respeito à prevenção do desenvolvimento da síndrome metabólica. Para o embasamento teórico do projeto, são realizados encontros com os alunos extensionistas envolvendo discussões a respeito do tema e da importância da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Os estudantes extensionistas, ainda, realizam atividades de planejamento de material educativo para a comunidade alvo do projeto, realizam intervenções sob a forma de orientação e monitoramento de atividades que promovam o bem-estar e produzem trabalhos acadêmicos para apresentação em congressos e eventos da área.

Monitores:16 Publico: 500

 

Projeto

27. Programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID

Docente:

Flávio Miguel Archanjo

Cursos envolvidos: Licenciatura em Educação Física

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - ASCES-UNITA é um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. No PIBID ASCES-UNITA, as/os alunas/os do Curso de Licenciatura em Educação Física atual junto com as/os Professoras/es de Educação Física da rede Municipal de Educação de Caruaru, em Escolas cadastradas para essa parceria. Esta atuação possibilita que as/os discentes coloquem em prática os conhecimentos trabalhados na graduação, confrontado a teoria com a realidade, analisando e discutindo sua efetivação como a/o professora/or da escola e ampliando a relação teoria -prática, contribuindo para uma melhoria na qualidade da Educação Física das escolas conveniadas e ampliando a qualidade da própria formação.

 

Projeto

28. Cintura Fina

Docentes:

Lígia Maria de Oliveira Lima; Claudenice Caldas da Silva Dantas

Cursos envolvidos: Nutrição

O projeto cintura fina visa promover alterações dos indicadores antropométricos para níveis adequados. Com a identificação da população de risco, através da avaliação antropométrica e anamnese alimentar, seguida de orientações alimentares e nutricionais, que são consideradas ferramentas de alta efetividade e baixo custo, devem ser estimuladas a fim de melhorara a qualidade de vida, prevenindo o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como tratando aquelas já instaladas através da alimentação.


Asces-Unita
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