Portal Asces-Unita - A gente existe para mudar a vida das pessoas!  

Faculdade Asces
 
Projetos de Extensão - Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias

Projeto

1. Coletivo Ambiental Severino Montenegro

Docentes

Mariana Martins Ferreira Cardoso e Ângela Maria Coêlho de Andrade

Curso envolvido: Engenharia Ambiental.

O projeto Coletivo Ambiental Severino Montenegro foi desenvolvido pensando, inicialmente, na problemática ambiental que envolve as escolas de referências de 2º grau de Pernambuco. Inicialmente a atuação do projeto será no Município de Caruaru e nos Municípios que os alunos do curso de Engenharia Ambiental residem.

O projeto coletivo ambiental visa fornecer aos estudantes do 2° grau das escolas de referência de Pernambuco noções em meio ambiente para fomentar a discussão dos problemas ambientais do entorno das escolas., propiciando aos estudantes ferramentas de gestão ambiental para se encontrar soluções para os problemas por eles mencionados. Abordar sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade.

Espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor para a comunidade das escolas de referência de Pernambuco.

 

Projeto

2. MODELOS INOVADORES DE GESTÃO E A IMPLICAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Caminho para a Atenuação dos Problemas de Gestão Empresarial através da Comunhão

Docente:

Miguel Otávio Barreto Campelo de Melo

Cursos envolvidos: Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Química

O projeto de extensão tem como objetivo visitar, orientar e divulgar em diversas empresas comerciais, indústrias e de serviços em diversos segmentos em Caruaru, Agreste de Pernambuco sobre o tema de Gestão de Empresas segundo os princípios da Economia de Comunhão (EdC). Além de analisar a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores das empresas de Economia de Comunhão (EdC) como uma variável de comprovação da eficiência do modelo de gestão no âmbito do trabalhador.

 

Projeto

3. Aplicação de Eficiência Energética nos Setores Industrial e Comercial em Caruaru e Agreste de Pernambuco

Docente:

Miguel Otávio Barreto Campelo de Melo

Cursos envolvidos: Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental

Conservar energia elétrica significa otimizar a produção, diminuir o consumo de energia e de outros insumos, reduzindo custos, sem perder, em momento algum, a eficiência e a qualidade dos serviços. Ressalta-se que todos os segmentos da sociedade devem contribuir efetivamente para uma melhoria do nosso meio ambiente, pois os riscos devido ao aquecimento global é real e as atitudes e ações devem ser concretas, principalmente as referentes a conservação e eficiência da energia. Essa mudança de paradigma contribuirá substancialmente para as futuras gerações do nosso planeta.

O projeto de extensão visa conscientizar os setores industriais e comercial público da importância da eficiência energética (EE) e da conservação da energia nos sistemas produtivos. Através de palestras e workshops em algumas indústrias, comércio abordando vantagens da eficiência energética e apresentando algumas soluções e mudanças de processos e atitudes que contribuam para uma redução dos custos operacionais e melhoria da sustentabilidade ambiental.

 

 

Projeto

4. Descarte de Medicamentos no Meio Ambiente (DMMA)

Docentes:

Ângela Maria Coêlho de Andrade, Luiza Feitosa Cordeiro de Souza

Cursos envolvidos: Engenharia Ambiental, Farmácia e Engenharia de Produção.

Este projeto foi desenvolvido como ação preventiva e de minimização da contaminação do meio ambiente por compostos emergentes presentes em medicamentos e insumos farmacêuticos. Este tipo de resíduo, em pequenas concentrações, pode causar danos reversíveis irreversíveis a diferentes tipos de seres vivos, como plantas e animais. A população em geral pode ingerir alimentos e\ou água contaminada, independente da sua classe social ou escolaridade.

Com isto, pretende-se: sensibilizar a população, inicialmente da Cidade de Caruaru, para os efeitos deste resíduo no meio ambiente; apresentar as formas corretas de descarte no meio ambiente; desenvolver alternativas de tecnologias de tratamento ou redução do grau poluidor deste resíduo.

PROJETOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

 

Projeto

5. Cine Sofia

Docente:

Diógenes José Pereira Barbosa

Cursos: Jornalismo, Direito e Educação Física

O projeto cinesofia através de encontros semanais para apreciação de obras da sétima arte, dar acesso - aos acadêmicos da Asces-Unita e à comunidade civil - a arte e cultura, bem como ao diálogo, sobre temas importantes e atuais, no intuito de refinar a capacidade analítico-crítica, potencializando, assim, a geração de aprimoramento acadêmico e cidadania ativa.

 

Projeto

6 - Conhecendo a Previdência

Docente:

Marcela Proença Alves Florêncio

Curso envolvido: Direito

O objetivo primordial do projeto de extensão “conhecendo a previdência” é disseminar a cultura previdenciária entre os beneficiários da Previdência Social, abrangendo tanto o Regime Geral de Previdência Social-RGPS, quanto os Regimes Próprios de Previdência Social-RPPS, de maneira a capacitá-los para o exercício da cidadania. Também fazem parte das atividades semestrais do projeto o incentivo à produção científica, resultando na apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos sobre a temática da extensão.

 

Projeto

7 - Simulação de uma Organização Internacional

Docentes:

Emerson Francisco de Assis, Marco Aurélio da Silva Freire

Cursos envolvidos: Relações Internacionais

O Projeto de Simulação de uma Organização Internacional foi fundado em 2013 e realiza simulações de reuniões de assembleias gerais e órgãos congêneres de Organizações Internacionais em escolas públicas e privadas de ensino médio no município de Caruaru, além da própria ASCES-UNITA. O objetivo é esclarecer os estudantes secundaristas sobre o funcionamento e importância destas entidades, destacando o seu papel na ordem política internacional. Neste sentido, o projeto já simulou organizações como a Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), MERCOSUL e União Europeia e a Organização Internacional do Comércio (OMC). Os temas debatidos são sempre assuntos atuais como a questão ambiental, o terrorismo, os problemas dos refugiados, etc. O projeto também visa se constituir num espaço para práticas das atividades inerentes aos profissionais das Relações Internacionais e do Direito Internacional e também incentiva a realização de pesquisas sobre os temas discutidos e participação em competições nacionais e internacionais com outros projetos congêneres.

 

Projeto

8 - Formação e Prática em Serviço Social

Docente:

Ana Mirceia Saldanha

Curso envolvido: Serviço Social

O Projeto de Formação e Prática em Serviço Social realiza cursos, minicursos, palestras e oficinas com temáticas de interesse do Serviço Social e áreas afins. Também planeja atividades que proporcionem experiências práticas como visitas técnicas, vivências, atividades com grupos etc. Os cursos geralmente acontecem no Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS)e as atividades práticas acontecem nos campos que temos parcerias. O projeto visa oportunizar um processo de educação permanente dos profissionais envolvidos nos campos de estágio e nos espaços ocupacionais da região do Agreste, como também o corpo discente da instituição, visando valorizar o aprimoramento técnico, político e ético dos assistentes sociais.

 

Projeto

9 - Adoção Jurídica de Cidadãos Presos (desde 2001)

Docentes:

Maria Perpetua Socorro Dantas Jordão (Coord.), Adrielmo Moura, Paula Rocha Wanderley, Kézia Lyra, Daniel Paixão, Arquimedes Melo.

Curso: Direito

O programa Adoção Jurídica de cidadãos presos tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do modelo de execução de pena promovido com os reeducandos da PJPS – Caruaru/PE e Cadeias Públicas devidamente adotados pelo aludido Programa de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos com suas implicações na efetivação dos direitos fundamentais dos indivíduos encarcerados e na formação humanística dos estudantes do curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Tabosa de Almeida-ASCES/UNITA, que acompanham os feitos relativos ao Tribunal do Júri, além de outras medidas emergenciais verificadas nas visitas às unidades de encarceramento.

 

Projeto

10 - Documentário Radiofônico em homenagem ao centenário de Tabosa de Almeida;

Docente:

Cristina Vila Nova de Vasconcelos

Curso envolvido: Jornalismo

O primeiro projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Asces-Unita: Documentário Radiofônico em homenagem ao centenário de Tabosa de Almeida começou a ser veiculado pela Rádio Liberdade no mês de novembro de 2017. O projeto contou com a produção dos estudantes de Jornalismo: Elizabeth Barbosa, Karynne Belarmina, Leonardo Cícero, e Rita Araújo, a narração de Robson Góes, e com a edição do técnico, Rafael Torres. O trabalho orientado pela professora e jornalista, Cristina Vila Nova, foi desenvolvido no estúdio de Radiojornalismo da Asces-Unita. Entre os entrevistados, o irmão de Tabosa, Jorge Tabosa de Almeida; o professor de Odontologia da Asces-Unita, Renato Cabral; a funcionária mais antiga da instituição, Creuza Silva; o reitor, o doutor Paulo Muniz; e o ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues.

O trabalho resultou em 36 programetes de um minuto e quatro documentários de 15 minutos que destacam a história do fundador da instituição, Tabosa de Almeida, e suas contribuições para o crescimento de Caruaru e do ensino superior em Pernambuco. A produção radiofônica foi realizada no Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej), que fica no campus I da Asces-Unita. Durante a semana, da quarta até a sexta-feira, programetes de um minuto convidavam o ouvinte para o documentário radiofônico transmitido a cada sábado de novembro no programa Show da Cidade.

A cada semana o projeto destacou uma fase da vida de Tabosa de Almeida: desde a infância e adolescência do visionário; passando por diversas profissões e cursos superiores além da fase como político, e por último, o Dr.Tabosa como educador com ênfase para a Asces-Unita.

Diante dos objetivos propostos pelo projeto, foi realizada a divulgação através do rádio sobre o centenário de Tabosa de Almeida, o visionário da educação. Sendo assim, o público foi atingindo tanto de estudantes de Jornalismo da instituição, como de ouvintes da Rádio Liberdade que integram a comunidade local.

Monitores:5

 

Projeto

11 - Pró-Endividados: Tratamento de Situações de Superendividamento

Docente Extensionista:

Maria Perpétua dos S. Dantas Jordão

Curso Envolvido: Direito

O pró-endividados tem como objetivo promover a reinserção social do consumidor superendividado, através da conciliação para-processual ou processual, obtida em audiências de renegociações com a totalidade de seus credores.

 

Projeto

12 - Cinecidadania

Docente Extensionista:

Wanda Maria Martins Medeiros

Curso envolvido: Direito

O Projeto Cinecidadania objetiva contribuir para a formação cidadã e o acesso à cultura por parte de segmentos mais desasistidos da sociedade, utilizando-se o cinema como um veículo de discussão de temas que possam provocar a reflexão e a mudança de valores, de forma multidisciplinar e com a efetiva participação de discentes dos cursos envolvidos. As atividades são desenvolvidas uma vez a cada semana, contemplando-se assim um polo por mês, junto a público representante de segmentos menos assistidos da sociedade, tais como indivíduos em situação de privação de liberdade, idosos, jovens em situação de risco.

O grupo extensionista desloca-se aos locais das atividades, levando o equipamento, os filmes, bem como lanche a ser servido ao longo da sessão de cinema, promovendo-se, ao final, um debate com o público sobre o filme exibido.

 

Projeto

13 - Envelhecer no Cárcere

Docente Extensionista:

Wanda Maria Martins Medeiros

Curso envolvido: Direito

O projeto propõe a realização de encontros quinzenais, com idosos reclusos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, para o desenvolvimento de ações socioeducativas. Nas ações do projeto são utilizados, desde o seu surgimento, diversos instrumentos, numa visão multidisciplinar, tais como atividades físicas, arte, debates e discussões sobre temáticas do contexto dos usuários, como forma de propiciar a reflexão e mudança comportamental, bem como a motivação existencial desses usuários, dos quais uma parte já não pode alimentar qualquer esperança de libertação, dado o binômio idade X pena imputada. Busca-se o resgate da esperança e da valorização humana, baseados nos valores da ética, da fraternidade e da responsabilidade social, o que se identifica pelo envolvimento e estabelecimento de relação de confiança entre os idosos e a equipe do projeto.

As ações abrangem, igualmente, o acompanhamento jurídico, pois os participantes são alvo de triagem, identificando-se inúmeros casos de ausência desse acompanhamento, o que está a cargo de extensionistas do projeto e com a orientação e supervisão da Profa. Perpétua Dantas, responsável pelo EPJ/Escritório de Práticas Jurídicas da Asces- UNITA , num trabalho de parceria do Envelhecer no Cárcere com o projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos.


Asces-Unita
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Mantenedora)
Av. Portugal, 584, Bairro Universitário- Caruaru - PE – Brasil
E-mail:  asces@asces.edu.br
Central Telefônica: +55 (81) 2103.2000