19/08/2008

Análise do discurso foi tema de palestras na Asces

Em visita a Associação Caruaruense de Ensino Superior, o sociólogo Benno Herzog, da Universidade de Valência, Espanha, palestrou para discentes de Saúde e Direito, temas relacionados à análise do discurso. O Portal Asces entrevistou o professor. Confira a entrevista:

Portal Asces - Como a análise do discurso na prática pode resolver problemas sociais como o consumo de drogas e exclusão?
Benno Herzog - O primeiro passo é entender o porquê, que uma coisa se converte em problema social. Entender o que está acontecendo não somente quantificá-lo, não somente dizer por meio de um processo de comparação com outros fatores.

Portal Asces – A análise do discurso pode sofrer prejuízos devido a interpretações tendenciosas e pessoais?
Benno Herzog - É um grande problema que é encontrado nos métodos qualitativos. Porém neste momento, tentamos mostrar uma nova metodologia elaborada através de um passo a passo minucioso. Esta metodologia que é intersubjetiva e transparente tenta evitar que cada um construa seu método, que seja um método científico, para que possa se fazer essa análise a partir de coisas muito simples como simplesmente sublinhar palavras no texto. A partir dessas informações que são muito simples, mas são muito objetivas pode-se fazer uma análise que tenta ao máximo afastar esses preconceitos pessoais.

Portal Asces - A metodologia da análise do discurso é uma ferramenta apenas para o âmbito acadêmico ou pode ser utilizada em interesses sociais, como o governo e as administrações públicas e privadas?
Benno Herzog - É uma técnica utilizada pelos acadêmicos em todos os âmbitos da vida social.  É uma técnica que qualquer organização de âmbito não-governamental ou qualquer organização de governo pode utilizá-la para entender os processos e o porquê.

Portal Asces - Para um aprofundamento da Análise do discurso existe uma graduação ou especialização?
Benno Herzog - Na universidade de Barcelona existe uma pós-graduação na área de mestrado no ponto de vista lingüístico. Eu sou sociólogo e nesta área ensino sociologia da linguagem e neste campo também ensino análise de discurso, mas ainda não existe uma disciplina exclusiva sobre análise de discurso.