Fies - Aditamento de Contrato

Clique aqui para orientações sobre o aditamento do Fies 2015.1

O que é aditamento?

Aditamento é a renovação semestral do contrato do Fies. É obrigatório semestralmente para todos os contratos do Fies. O aditamento pode ser (simplificado ou não simplificado). A não realização do aditamento pelo estudante poderá ser entendida como desistência do financiamento pelo FNDE e terá sob pena o encerramento do contrato.

Aditamento Simplificado:

É o aditamento renovado diretamente pela IES e pelo estudante, sem a necessidade de finalização no agente financeiro;

Aditamento Não Simplificado:

É necessário que o estudante compareça a IES para a assinatura e retirada da DRM (documento de regularidade de matrícula) neste documento constará o prazo para comparecimento ao banco juntamente com o fiador do contrato.

Dúvidas:

Com o aditamento, que é a renovação semestral do Fies, o estudante obtém a liberação dos valores dos semestres seguintes.
O primeiro passo é entrar no site Sisfies: http://sisfiesportal.mec.gov.br/, no módulo de Aditamento. Aparecerá então uma tela onde terá de colocar seu CPF, a sua senha, e o código de verificação. Caso tenha esquecido a senha, clique em "Esqueci minha senha" e ela irá para o email cadastrado na inscrição.

Obs: Se a faculdade ainda não iniciou o processo o site gerará a mensagem: Aditamento não iniciado pela CPSA. Neste caso informe-se com a sua CPSA para saber quando ele será iniciado.
É importante destacar que o processo de aditamento começa com a IES informando os valores no site. Após isso o estudante terá até 20 dias para validar o que foi informado pela IES, caso esteja correto, para que o aditamento possa ter prosseguimento. Caso esteja incorreto algum dado leia o item rejeição abaixo.

Rejeição: confira cuidadosamente os valores e dados informados pela IES. Caso alguns dados estejam INCORRETO (S), marque NÃO na pergunta: "Os valores da semestralidade, o turno, a duração regular e o total de semestres já concluídos do curso estão corretos?
Utilize a opção de REJEITAR o aditamento conforme a imagem abaixo: Após a rejeição, comunique o fato à CPSA e peça para reiniciarem seu aditamento já com as devidas correções.

Caso estejam corretas as informações, coloque SIM na resposta e valide o Aditamento.

Após a validação o Sisfies, fará a indicação do tipo de aditamento, (Simplificado ou Não Simplificado). Encaminhe-se então à IES para que seja finalizado o aditamento.
Caso seja Simplificado o aditamento é finalizado com sucesso.
Caso seja Não Simplificado a IES entregará o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) que precisa ser levado ao agente financeiro para que possa ser finalizado.

Atenção: no aditamento Não Simplificado é obrigatória a presença do Fiador (caso o contrato possua este tipo de garantia) Cônjuge do fiador (para fiador casado) e do próprio estudante para assinatura do Termo Aditivo no agente financeiro. O Sistema do MEC é que define se o aditamento será Não Simplificado