Fies - Perguntas Frequentes

O Fies agora não exige mais fiador?

Em termos, O Fies só não exige fiador dos novos contratos das Faculdades que aderiram ao FGEDUC (Fundo Garantidor) e somente nos seguintes casos:
- Beneficiários do Prouni com bolsa parcial de 50%.
- Estudantes de cursos de Licenciatura.
- Para os demais estudantes somente os que tenham renda per capita (renda total da família dividida pela quantidade de integrantes do grupo familiar) até um salário mínimo e meio.

Eu sou fiador de um estudante, eu posso tentar o Fies?

Não. O estudante não pode ser beneficiário e ao mesmo tempo fiador de um contrato ativo restando duas alternativas:
 1) Pagamento antecipado de toda a dívida;
2) Substituição do Fiador; neste caso a substituição fica sujeita a aprovação por parte do Agente financeiro.

Existe um período para fazer a inscrição?

Não. As inscrições podem ser feitas em processo contínuo, ou seja, pode ser feito em qualquer dia do ano. Mas para fazer a inscrição é necessário verificar se a sua IES (Instituição de Ensino Superior) solicitou limite financeiro suficiente para atender ao seu financiamento.

Uma pessoa pode ser fiadora de mais de um contrato Fies?

Sim. Desde que a renda seja de duas vezes o valor da mensalidade a ser paga pelo estudante ou no caso de bolsista parcial Prouni.

Posso trocar de fiador no aditamento?

Sim. Quantas vezes forem necessárias. Porém ficará a critério do agente financeiro a análise do cadastro do novo fiador. Lembre-se que o fiador não pode ter restrição cadastral.

Posso alterar o percentual do meu financiamento no aditamento?

Sim. Porém o percentual só pode ser diminuído, nunca aumentado.

Assinei meu contrato com a garantia de fiança convencional, mas agora minha faculdade aderiu ao Fundo garantidor, posso mudar de garantia?

Não. Depois da assinatura do contrato não pode ser feita a mudança do tipo de garantia.

Tranquei a matrícula na faculdade, preciso comunicar ao MEC e ao agente financeiro?

Sim. Caso não vá aditar algum semestre é obrigatório fazer a suspensão do contrato no agente financeiro e no MEC.

Perdi o prazo do aditamento neste semestre, posso aditar os dois no próximo semestre?

Não. Terá de fazer a Suspensão do semestre não aditado para poder fazer o aditamento do semestre seguinte. O semestre não aditado terá de ser pago de forma integral para a faculdade.

A minha mensalidade aumentou e a renda do meu fiador não, tenho de providenciar mais um fiador?

Sim. Caso o fiador não tenha a renda de 2 (duas) vezes o valor da mensalidade é possível adicionar mais 1(um) fiador para complementar a renda do primeiro.

Já possuo dois fiadores e a renda deles agora é insuficiente para fazer o aditamento, posso acrescentar um terceiro fiador?

Não. O Fies permite no máximo 2 (dois) fiadores, poderá apenas substituir um deles por outro fiador.

Meu fiador agora está com restrição cadastral, preciso trocar de fiador?

Em termos, caso seja possível regularizar a pendência dentro do prazo, ele pode continuar a ser o seu fiador, em caso contrário você terá de mudar o fiador.

É possível transferir o Fies de banco e de agência bancária?

Não. Só existe transferência de curso e de faculdade.