Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI

Estudar na Europa

Estudantes de qualquer curso de graduação da Faculdade ASCES podem participar do intercâmbio internacional. O procedimento para participação compreende 3 fases:

1. Processo seletivo interno, que corre perante a Faculdade ASCES;
  2. Envio do requerimento à Universidade que acolherá o aluno e emissão da Carta de Aceitação;
  3. Obtenção de visto consular para intercâmbio acadêmico (visado para estudiante)

Cada um dos procedimentos podem ser resumidos da seguinte forma:

1. Processo seletivo interno, que corre perante a Faculdade ASCES

a) A cada ano, normalmente durante o mês de março, a Faculdade ASCES publica edital para abertura de processo seletivo para participação no intercâmbio internacional. O processo seletivo leva em conta 4 parâmetros:

a.1) Conhecimento de língua estrangeira. Uma empresa externa realiza as inscrições, aplica e corrige as provas da língua do país a que se destina o/a estudante. A prova tem uma parte escrita e uma parte oral. Sua nota final pesa 3 na fórmula que definirá os classificados para o intercâmbio.
O conhecimento comprovado de proficiência da língua por via da apresentação de um certificado oficial (DELE para o espanhol, TOEFL para o inglês, PLIDA, CILS ou CELI para o italiano, etc.), substitui a realização da prova.

a.2) Maior antiguidade no curso. Estudantes com mais tempo de curso têm maior pontuação no processo seletivo. Neste ponto, a cada semestre avançado no curso, o/a estudante contabiliza mais um ponto. Por exemplo, estudantes do 5° período têm 5 pontos. Do 7°, 7 pontos. Este item tem peso 2 na fórmula.

a.3) Melhor média geral. A média geral do estudante será computada na fórmula com peso 1. Em caso de empate, funciona o critério de apresentação de trabalhos em eventos ou publicação de artigos, bem como participação em grupos de pesquisa.

a.4) Não haver, no histórico escolar, registro de advertência ou suspensão. O comportamento inadequado, sancionado de acordo com o Regimento Interno da Faculdade ASCES automaticamente exclui o/a estudante do processo seletivo.

b) Após a realização da prova de língua estrangeira, o resultado é divulgado. Os classificados devem comparecer à sede do NAI para assinar termo de compromisso e interesse na vaga.

a) Analisa-se, junto ao coordenador de cada curso, que disciplinas o/a estudante deverá cumprir na universidade estrangeira. A proposta de equivalência é apreciada pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Faculdade ASCES.

b) Se aprovada, a proposta é enviada à universidade de destino juntamente com formulário próprio de cada instituição. Na Universidade de Valência, enviam-se apenas os dados básicos dos estudantes, pois o formulário pré-preenchido é enviado pela ORI (Oficina de Relaciones Internacionales) da própria UV diretamente à/ao estudante.

c) A universidade estrangeira que acolherá o/a estudante envia Carta de Aceitação, documento fundamental para obtenção do visto consular.

a) De posse da Carta de Aceitação, o/a estudante deve se dirigir ao Consulado Honorário da Espanha em Recife para providenciar seu visto de estudante.

Juntamente com a Carta de Aceitação deverão ser apresentados os demais documentos exigidos pelas autoridades espanholas listados abaixo:

1. Formulário de solicitação de visto de estudante devidamente preenchido e assinado pelo solicitante.
  2. Uma fotografia 3x4 recente, fundo branco com margem superior: mínima de 2 mm e máxima de 4mm.
  3. Passaporte com vigência mínima de 1 ano a partir da data de solicitação do visto (original + xerox)
  4. Carta de aceitação, em papel timbrado do centro de Estudos Oficial ou Privado (com endereço e telefones/fax do centro), legalmente reconhecido, para realizar estudos com mais de 15 horas letivas semanais.  IMPORTANTE: O texto da carta deve conter nome do estudante, curso a realizar com datas (dia, mês e ano) de inicio e final de curso.
  5. Comprovação de disponibilidade financiera equivalente a 1.000€ por mês de permanencia (xerox autenticada) e se o estudante não dispõe de meios econômicos próprios e sua manutenção corre a cargo de um familiar :Compromisso público de manutenção (expedido por tabelião) acompanhado da última declaração do imposto de renda do declarante (familiar em questão) da escritura pública e um recibo pela aquisição de moeda estrangeira (euros/us dólares) por um valor total de 1.000 €, para os gastos iniciais de chegada, conforme dito na consulta via telefone.
  6. Seguro de saúde internacional (xerox autenticada) que entre os aspectos habituais de cobertura inclua também a repratiação em caso de falecimento. Entre em contato conosco para comprovar os valores de nossos seguros de saúde que tem as melhores relações de custo x beneficio do mercado.
  7. Certificado de estudos em curso no momento (último comprovante de matrícula da Faculdade ASCES) ou concluídos. (xerox autenticada).
  8. Pagamento da taxa de R$ 171,00 referente a tramitação do visto (valor sujeito a reajuste), mais R$ 23,00 de emolumentos consulares.

Todos brasileiros que pretendam estudar em uma instituição de ensino espanhola por um período maior que 90 dias (3 meses) precisam de um visto de estudante (como é o caso do Intercâmbio da Faculdade ASCES). Os parentes e amigos que pretendam visitar o país (ou quaisquer outros do território europeu) por um período menor que os 90 dias não precisam de visto, pois podem entrar como turistas, desde que comprovem que, ao entrar no país, possuem meios econômicos suficientes para toda sua estada e passagem de volta marcada.

Ao retornar para o Brasil, o/a estudante apresenta ao NAI os documentos referentes às suas notas e freqüência, sua participação em cursos, congressos, seminários, etc., para que se proceda à homologação dos créditos cursados e a incorporação dos mesmos ao seu histórico escolar.