Caruaru

A cidade de Caruaru pertence à Mesorregião do Agreste de Pernambuco. A sua população em 2016 era de 351.686 habitantes, sendo a mais populosa cidade do interior do Estado e a terceira mais populosa do interior nordestino (IBGE). O município localiza-se a oeste da capital do estado, distando de Recife cerca de 130 km. Ocupa uma área de 920,611 km², sendo que 16,65 km² estão em perímetro urbano e os 903,961 km² restantes formam a zona rural.

O município tem 160 anos e está localizada no Vale do Ipojuca. Ao longo dos anos, a cidade recebeu várias denominações, sendo conhecida também como a ‘Princesa do Agreste’, ‘Capital do Agreste’ e a ‘Capital do Forró’.

Fundada em 18 de maio de 1857, a cidade começou a tomar forma em 1681, quando o então governador Aires de Souza de Castro doou à família Rodrigues de Sá uma sesmaria com trinta léguas extensão, com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado na região, as terras na época constituíam a Fazenda Caruru.

Atualmente Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também famosa por sua tradicional feira livre, enaltecida nos versos do compositor Onildo Almeida e na voz do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Possui a maior Festa Junina do mundo, segundo registro do Guinness Wordl Records (o livro dos recordes), e é internacionalmente conhecida pelos festejos.

A cidade abriga um dos mais importantes entrepostos comerciais do Nordeste e tem no Alto do Moura o Maior Centro de Artes Figurativas da América Latina, segundo a Prefeitura de Caruaru, título este concedido pela Unesco. A história das artes figurativas da cidade foi iniciada na década de 1940, através do seu mais ilustre filho, Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, ceramista que fez história através da criação de bonecos de barro, arte perpetuada entre seus familiares e vários discípulos, representados nas gerações de artesãos, ainda hoje residentes na famosa vila.

Veja informações sobre o turismo de Caruaru

Fonte: Com informações do site www.caruaru.pe.gov.br